Quem tem retenção de líquidos pode beber bastante água?

Você se sente inchado(a)? Este é um sintoma comum da retenção de líquidos, bem como a tão incômoda celulite.

Muitas pessoas que têm retenção de líquidos e sabem disso, apresentam uma dúvida em comum: “posso beber água à vontade?”. Alguns pensam que o fato de beber mais água vai aumentar a quantidade de líquido retida no corpo, mas acredite, o que acontece é o contrário.

Fique conosco até o final deste artigo e descubra tudo sobre beber água na medida certa e se livrar da retenção de líquidos!

O que é a retenção de líquidos?

A retenção de líquidos é a quantidade de água que o corpo retém além do necessário, ao invés de eliminar. O acúmulo de água entre as células, causa essa disfunção.

Este é um problema que influencia até mesmo o peso na balança, o aumento pode ser de 1 a 3 kg de líquido no corpo.

Retenção de líquidos causa aumento de peso

Mas atenção, este aumento de peso não significa aumento de gordura corporal, refere-se apenas ao líquido retido. Isso ocorre com mais frequência em mulheres no período da TPM (tenção pré-menstrual), ou mesmo durante o período menstrual, que interfere diretamente nos hormônios do organismo.

Quais as causas desse problema?

Avaliando o que seria essa retenção de líquidos, chegamos a dois fatores principais. O primeiro diz respeito ao metabolismo, onde existe a influência dos hormônios, também relação com a quantidade de líquido ingerida. E o segundo fator refere-se aos edemas, que são causados por doenças.

Neste ponto podemos citar problemas circulatórios que acabam levando a uma retenção de líquido por má circulação. Este segundo aspecto, prejudica o corpo de forma geral.

As causas mais frequentes de retenção de líquidos em mulheres são o período pré-menstrual e a menopausa, devido às alterações hormonais que ocorrem.

Variações na pressão sanguínea, sedentarismo, proteínas e sais ingeridos na quantidade inadequada, disfunções hormonais, má circulação sanguínea e a utilização de alguns tipos de medicamentos, são alguns dos fatores que provocam este problema.

Como saber se tenho retenção de líquidos?

Um alerta para a retenção de líquidos é o inchaço abdominal, do rosto e principalmente nas pernas, pés e tornozelos. Também é comum perceber a diminuição da produção de urina.

Para identificar se você tem o problema, pressione com seu polegar durante 30 segundos aproximadamente, a região próxima aos tornozelos. Após soltar, observe se a região ficou marcada.

Esse é um teste simples, também é possível observar as marcas da roupa em seu corpo. Sendo assim, perceba se no seu tornozelo fica a marca da meia, ou a marca da calça justa na cintura.

Como posso me livrar do problema?

Em muitos casos, este é um problema que pode ser resolvido com a mudança de hábitos. Porém, é importante lembrar que a ocorrência da retenção de líquidos pode ser sinal de algum tipo de doença.

Portanto, ao perceber os sintomas vá imediatamente realizar uma consulta com um médico clínico geral. Este profissional prescreverá os exames corretos para identificar a causa, conduzindo o paciente ao melhor tratamento.

É importante adotar alguns hábitos para se livrar ou mesmo prevenir este mal que é a retenção de líquidos.

Pratique atividade física de forma regular, evite ficar muito tempo na mesma posição, em pé ou sentado. Diminua a quantidade de sal das refeições. E o mais importante, beba no mínimo 2 litros de água por dia.

Dois litros de água por dia é uma medida genérica que adotamos para falar numa quantidade recomendada de água a ser ingerida, porém cada pessoa precisa fazer o cálculo da quantidade ideal de água que precisa beber de acordo com o seu peso corporal.

Conforme já mencionado em nosso artigo “Beber água no inverno é tão importante quanto no verão”

A regrinha do cálculo para a sua quantidade de água ideal, é a seguinte:

São necessários 35 ml de água por kg de peso corporal. Sendo assim, multiplica-se o peso corporal por 35.

Exemplo:

Uma mulher que pesa 60 kg vai precisar consumir 2.100 ml (2 litros e 100 ml) de água por dia. Pois: 60 x 35 = 2.100.

Beba água de qualidade e evite a retenção de líquidos

A água na quantidade correta no organismo proporciona a hidratação do mesmo e ajuda na eliminação das toxinas através da urina, garantindo o melhor funcionamento dos rins, o que livra você da retenção de líquidos.

Porém, tão importante quanto saber a quantidade correta de água a ser ingerida todos os dias e os benefícios que isso causa para o seu corpo e para a sua vida, é necessário se atentar para a qualidade da água que está sendo consumida.

A Araguá – Águas do Bem, possui o Selo Fiscal de Controle e Procedência.

Além disso, você pode consultar a composição da água fornecida pela Araguá clicando aqui.

Nossa missão é clara como água! Somos totalmente comprometidos em levar mais qualidade de vida para você e sua família.

Deixe Araguá fazer parte do seu dia a dia!

Leia Mais...

Beber água no inverno é tão importante quanto no verão

É comum não sentirmos sede no inverno. Por esse motivo é que a desidratação tende a ser mais grave que no verão, acarretando sérios e silenciosos problemas para o nosso organismo.

Beber água no inverno é tão importante quanto no verão ou em qualquer outra estação do ano. Pois, a água é fonte de vida e é necessária para todas as atividades do nosso organismo.

A importância de beber água

Já falamos em outro artigo que é importante beber em jejum entre 600 e 640 ml de água (dados do Instituto Nacional de Hidratação do Japão e do Instituto Nacional de Hidratação da União Europeia). Essa quantidade de água ingerida logo ao acordar melhora muito a sua saúde e disposição.

Faça o teste, comece com poucas quantidades e aumente até chegar aos 640ml necessários. Você perceberá seu organismo trabalhando de forma muito mais harmônica e sua disposição para as tarefas do dia a dia muito maior!

Quanto de água devo consumir diariamente?

Em nosso perfil do Instagram publicamos uma regrinha simples que ajuda você a saber o quanto de água é necessário ingerir por dia conforme o seu peso. Resumidamente a regrinha é a seguinte:

São necessários 35 ml de água por kg de peso corporal. Sendo assim, multiplica-se o peso corporal por 35.

Exemplo:

Uma mulher que pesa 60 kg vai precisar consumir 2.100 ml (2 litros e 100 ml) de água por dia. Pois: 60 x 35 = 2.100.

A água é muito importante. O ser humano consegue ficar semanas sem o alimento, porém, não resiste a muitos dias sem água.

Essa medida é a mesma para todas as pessoas?

É importante ressaltar que se você tem algum problema relacionado aos rins ou coração é de extrema importância procurar um médico para uma avaliação clínica e orientação sobre suas necessidades diárias de ingestão de líquidos, pois as mesmas podem diferir da população no geral.

Feita essa observação também é necessário lembrar da importância da qualidade da água ingerida, pois, a água da torneira não é própria para consumo. Se você quiser saber mais a respeito, preparamos um artigo que explica por que isso acontece.

Basicamente, mesmo tratada a água da torneira apresenta componentes aceitos até um limite, porém consumidos durante longo período podem causar, sim, problemas de saúde.

Sendo assim, o artigo que preparamos anteriormente apresenta os problemas encontrados mesmo em água tratada, onde estes níveis aceitos foram excedidos em várias cidades brasileiras.

Por que não sentimos sede no inverno?

Sentir sede é um perigo tanto no inverno como em qualquer outra estação do ano. Isso porque quando sentimos sede o nosso organismo está emitindo um alerta de que já está desidratado.  Ou seja, precisamos beber água mesmo sem sentir sede para não deixar chegar nesse nível crítico.

Uma dica interessante é avaliar a cor da urina, estando amarelo-claro podemos considerar que o organismo está adequadamente hidratado.

A desidratação no inverno é mais séria do que no verão. Pois, no inverno o organismo não sente a sensação de sede. Em dias quentes a sensação de sede é evidente devido ao calor e do conforto térmico gerado pelo consumo do líquido refrigerado.

A razão por não sentirmos sede no inverno vem das baixas temperaturas, que acabam alterando o sistema hormonal. Porque o nosso organismo passa a trabalhar de uma forma diferente para manter o conforto térmico, a circulação sanguínea concentra-se nos vasos centrais e isso inibe o aviso de sede.

A sensibilidade de sede é menor ainda em crianças e idosos. Por este motivo, deve-se ter muita atenção com eles.

A desidratação pode ser mais grave no inverno

Com a queda da temperatura, a umidade relativa do ar costuma ser mais baixa. Isso favorece a desidratação corporal. No inverno também ocorre o aumento do metabolismo basal, assim manter a hidratação do corpo é muito importante.

Os sintomas da desidratação no inverno podem ser observados na pele, que passa a ficar ressecada, menos vontade de urinar e a urina se apresentar em uma coloração escura, a pessoa sente mais sonolência, tem prisão de ventre, queda da pressão arterial e em casos mais graves pode, até mesmo, perder a coordenação motora e a consciência. Tudo isso porque não foi possível perceber inicialmente os sintomas da desidratação e quando diagnosticados já estão em um processo tardio e perigoso. 

Benefícios da ingestão de água

A água está presente dentro e fora das células corporais e auxilia nas reações fundamentais para a manutenção da vida. Por isso, sua ingestão deve ser constante e em níveis adequados, nunca descuidando da qualidade.

A água se faz presente nos sucos digestivos, na saliva, no líquido sinovial, nas lágrimas, no humor vítreo, nas funções digestivas, circulatórias, urinárias e em tantas outras partes importantes do nosso organismo. Portanto, é importante estimular a sede.

Como estimular a sede e beber mais água?

Atualmente, é possível contar com o auxílio da tecnologia para lembrar de beber água. Pois, podemos baixar aplicativos no celular que emitem avisos de tempos em tempos lembrando de beber água.

Outras dicas são:

  • Sempre ande com uma garrafinha de água.
  • Se você não tem costume de beber água, aposte na água saborizada. Para isso você pode colocar rodelas de limão ou laranja, por exemplo.
  • Beba água logo ao acordar, também antes das refeições.

Beber água na quantidade certa pode ser um desafio no início, mas tudo na vida é feito com base na rotina e na dedicação. Com o passar do tempo, se torna um hábito natural e você sentirá necessidade de continuar com ele. Por isso, você precisa educar o seu organismo para aceitar a quantidade correta de água e isso é um exercício diário!

Você tem alguma dúvida sobre a ingestão de água?

Sabe onde encontrar Araguá na sua cidade?

Para esses e outros esclarecimentos, entre em contato! 

Leia Mais...

Água Mineral tem prazo de validade?

Você comprou uma garrafa de água mineral, viu que ela possui uma data de validade e ficou com a dúvida: “A água mineral tem prazo de validade? Por quê?”.

Nós, que trabalhamos com fornecimento de água mineral, já recebemos várias vezes perguntas semelhantes.

Algumas pessoas não se preocupam com esse detalhe. Mas fique conosco até o final da leitura que vamos te explicar porque isso é importante e você deve sim, se atentar ao prazo de validade da água mineral que está consumindo.

Água natural tem prazo de validade?

Não. A água de origem profunda, extraída de fonte, não tem prazo de validade e estará própria para consumo a qualquer momento. Pois, suas características estão preservadas.

Mesmo que passe milhões de anos, a água permanece segura e livre de contaminação, independentemente da passagem do tempo.

O problema surge quando ela sai de seu local de armazenamento e entra em contato com o mundo exterior, pois vários componentes começam a operar. Como resultado, a água mineral tem prazo de validade.

O armazenamento pode alterar a qualidade da água?

No processo de envase, armazenamento e transporte da água mineral, pode haver microrganismos nocivos no ambiente que entram em contato direto com ela. Sendo assim, é possível que a água fique contaminada.

<a href='https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/cubo-de-gelo'>Cubo de gelo foto criado por Racool_studio - br.freepik.com</a> prazo validade da água

O tipo de embalagem também afeta suas características. Por exemplo, uma garrafa de vidro pode manter o líquido fora de contato com o meio ambiente por mais tempo. Isso tem um impacto direto na validade da água mineral.

Temperaturas podem ser um problema

As temperaturas, por outro lado, podem afetar a composição da água mineral e sua utilidade de maneira direta.

O equilíbrio químico da água muda quando a temperatura sobe acima de 35 ºC. Isso possibilita que as bactérias encontradas naturalmente na água se reproduzam e se espalhem. O sabor e o odor da água mineral são diretamente influenciados como resultado disso.

Portanto, deixar uma garrafa de água no carro sob o sol o dia inteiro nunca é uma opção muito segura.

Da mesma forma, uma garrafa de plástico não é totalmente impermeável. As bactérias podem entrar e proliferar dentro de sua garrafa de água se você deixá-la sem vigilância por muito tempo.

Dessa forma, para evitar tais incidentes, foi necessário traçar uma estratégia. O prazo de validade para água mineral foi criado para garantir que os componentes da embalagem não se dissolvam e se misturem no líquido.

As regras de validade da água mineral valem para todo o mundo?

Nos Estados Unidos, a federal Food and Drug Administration (FDA) regulamenta a água engarrafada, e a data de validade da água não é legalmente exigida. Por outro lado, o risco de deterioração e decomposição do plástico limita a validade do frasco a dois anos a partir da data de fabricação. A validade da água com gás é de um ano.

A regularização no Brasil é semelhante à dos Estados Unidos, porém é um pouco mais rígida em termos de prazos. Por exemplo, o período de validade para água engarrafada em plástico é de apenas um ano. Quando a embalagem for de vidro, o prazo de validade é estendido para dois anos. Ou seja, de acordo com a embalagem utilizada, a água mineral passa a ter mais ou menos tempo de validade.

A ABINAM (Associação Brasileira de Indústria de Água Mineral) e a Anvisa estabelecem o prazo para o consumo seguro de água mineral. A validade da água mineral natural sem gás armazenada em garrafa PET é de 12 meses. Por outro lado, em garrafas de vidro podem ter seu prazo de validade estendido por até 24 meses.

Ainda de acordo com a ABINAM, a água mineral gaseificada tem uma vida útil de 12 meses em garrafas de vidro e seis meses em garrafas plásticas. Quando armazenada em um frasco de vidro, a água mineral alcalina tem uma validade um pouco maior.

E os garrafões de água?

Quando se trata de garrafões retornáveis de plástico de 10 a 20 litros de água mineral, também é importante considerar a validade do próprio vasilhame. O DNPM – Departamento Nacional de Produço Mineral – determina um prazo de validade de três anos para este tipo de produto.

Este período foi estabelecido pelo fato de que os vasilhames começam a se degastar por conta do transporte, aquecimento e limpeza para o reaproveitamento. Isso pode afetar a qualidade da água transportada.

Resumindo

De acordo com a ABINAM os prazos de validade da água são:

Água com gás:

  • Vidro: Validade de 12 meses.
  • PET (plástico mais brilhante e transparente): Validade de 6 meses.
  • Vidro: Validade de 24 meses.

Água sem gás:

  • PET (plástico mais brilhante e transparente): Validade de12 meses.
  • Polipropileto (plástico mais opaco e de qualidade inferior): Validade de 6 meses.

Além de ter cuidado com a validade da sua água mineral, tenha atenção quanto à qualidade, escolha Araguá para mais saúde e vitalidade!

Leia Mais...

Benefícios de beber água em jejum ao acordar

Que beber água é fundamental, todos nós sabemos. Mas algumas pessoas ainda têm dúvida se beber água em jejum pela manhã é importante. E como não diferiria, a resposta é sim. São inúmeros benefícios e vamos citar alguns deles neste artigo. Essas dicas vão transformar a sua saúde e até mesmo, a sua disposição para as tarefas do dia a dia.

Mas atenção, acompanhe a leitura até o fim, pois os benefícios citados aqui, para serem realmente aproveitados, precisam de uma quantidade certa de água a ser ingerida pela manhã ao acordar. Nós vamos falar sobre isso no decorrer do texto.

O sono e o funcionamento do organismo

Enquanto dormimos, o corpo permanece ativo e realizando todas as funções vitais, porém, em uma frequência muito baixa. Apenas os principais órgãos permanecem trabalhando durante este período, ao nível mínimo para a manutenção da vida.

Cabe aqui outra observação, é fundamental uma boa noite de sono para que o organismo tenha este momento de descanso e reestruturação. Se você não tem uma noite de sono adequada, é importante procurar um especialista para tentar melhorar isso.

O sono e o coma são muito semelhantes. Hospitais realizam a técnica de coma induzido onde são administradas sedações farmacológicas profundas e controladas que levam a pessoa à inconsciência. Além de ser indicado para momentos em que seja necessário manter a segurança do paciente, também é feita em momentos que o corpo precisa desse descanso profundo, para que naturalmente possa se regenerar. Assim também são as nossas noites de sono. Então o conselho que deixamos aqui é: durma bem.

Mas o que o sono tem a ver com beber água em jejum?

Enquanto você dorme seu corpo perde líquido. Essa perda ocorre devido a uma série de funções do organismo, como a produção de suco gástrico, o estômago continua produzindo ácido clorídrico, pepsina, fator intrínseco, o suco pancreático e sais biliares. Seus rins continuam produzindo urina e enviando-a para a bexiga.

Nós perdemos líquido até mesmo no ato de respirar. Enquanto suamos e transpiramos no período da noite, mesmo que em pouca quantidade, isso também é perda de líquido.

Quando a pessoa tem problema com ronco noturno a perda de líquido pela respiração pode ser multiplicada em até três vezes quando comparado com uma pessoa que não tem esse problema.

Perde-se água também pelo ducto lacrimal, ou seja, pelas lágrimas. Neste ponto você deve estar pensando “mas se eu estou dormindo isso não vai acontecer” o que é falso. Dormindo, passamos por momentos de sono mais profundo e sono mais leve alternados durante a noite.

Esse estado de alternância entre sono leve e sono profundo causa oscilações em nossos olhos, assim mexemos os olhos enquanto dormimos e para isso eles precisam estar lubrificados. O movimento dos olhos estimula ducto lacrimal que produz lubrificação para ser possível a realização destes movimentos, mesmo sendo pequenos.

Acordamos levemente desidratados 

Até aqui você já deve ter percebido porque tem a sensação de boca seca quando acorda. Realmente, as funções vitais fazem com que durante a noite percamos líquidos do corpo e fiquemos levemente desidratados.

Por estarmos desidratados precisamos de água, porém não é uma pequena quantidade como a maioria das pessoas está acostumada a consumir. 

Benefícios de beber água em jejum

Existem diversos benefícios de se beber água em jejum. Vamos falar de alguns dos principais para você entender a necessidade que seu corpo tem de consumir a quantidade correta de água nesse horário.

Estimulação intestinal

Quem tem o intestino preso precisa tomar muita água durante o dia, principalmente ao acordar, ainda estando em jejum. Isso porque quando a água chega ao estômago, este passa uma mensagem ao intestino avisando que chegou algo para ser processado, o que faz aumentar o peristaltismo. A absorção de nutrientes também é significativamente melhorada, pois, são ativadas as vilosidades do intestino delgado.

Aumenta o metabolismo

Água em jejum de manhã aumenta em 25% o metabolismo. Isso auxilia a perda calórica e a redução de peso corporal.

Tratamento das dispepsias

Quem tem azia, refluxo, gastrite e demais problemas associados, necessita ingerir água em quantidade suficiente em jejum. O suco gástrico que continua sendo produzida à noite, durante o sono, precisa ser expelido do estômago, passando para o intestino delgado. E quanto menos tempo o ácido permanece no estômago, menores são os problemas com gastrite e demais dispepsias.

Ativação do sistema linfático

Esse sistema do nosso organismo é responsável pela nossa proteção contra infecções. Ingerindo água na quantidade correta pela manhã em jejum, seu corpo já vai se preparar para qualquer possível infecção que tenha que enfrentar durante o dia.

Além disso, a água em jejum auxilia no processo de drenagem linfática natural do organismo. Se você não tem costume de beber a quantidade de água correta, seu corpo passa a reter líquidos e você se sente inchado.

Hidratação das células cerebrais

As células cerebrais estando hidratadas recebem maior fluxo de sangue oxigenado, que facilita a concentração, foco e a cognição.

Beber água em jejum auxilia na renovação celular

Por acordarmos levemente desidratados, as nossas células corporais também estão necessitando de água. Na falta de água as células corporais ficam “murchas” não tendo a capacidade completa para realizar sua função. As células realizam as homeostases e a eliminação de toxinas quando estão bem hidratadas.

Mas qual quantidade ideal de água para beber em jejum?

Segundo o Instituto Nacional de Hidratação do Japão e o Instituto Nacional de Hidratação da União Europeia, entre 600 e 640 ml de água. Ou seja, você precisa beber 3 copos de água em jejum.

Mas calma, se você não conseguir tomar esse 600 ml de água de uma vez só, pode tomar gradualmente dentro de 45 minutos. Porém, você precisa esperar, no mínimo, meia hora para depois tomar o seu café da manhã.

Se você não conseguir tomar essa quantidade de água no início, comece lentamente, com um copo de 200 ml durante alguns dias e depois vá aumentando essa quantidade gradativamente até chegar nos 600 ou 640 ml de água.

Atente-se à qualidade da água

De nada adianta você estar se preparando para fazer o seu organismo trabalhar melhor dando-lhe uma água de baixa qualidade. Isso com certeza fará você ter resultados contrários do que espera.

Para não correr esse risco escolha Araguá, que tem composição química certificada em qualidade para realmente melhorar a sua saúde e trazer mais vigor para os seus dias!

Leia Mais...

Água da torneira contaminada em quase 800 cidades

Água da torneira foi contaminada e moradores de São Paulo estão entre os que a consumiram por três anos consecutivos.

A ONG Repórter Brasil realizou um levantamento que apontou a existência de produtos químicos e radioativos na água de torneira em 763 cidades brasileiras.

De acordo com os testes feitos nas amostras de água de São Paulo, 13 estavam com níveis de toxicidade acima do considerado normal. Analisaram-se dados obtidos dos anos 2018, 2019 e 2020.

A presença dessas substâncias é perceptível para quem consome?

Não. As substâncias tóxicas presentes na água da torneira não são perceptíveis. Visto que a água parece limpa, sem apresentar cheiro, sabor ou coloração fora do normal. Mas o problema é grave e as consequências surgem com o passar do tempo.

A água contaminada da torneira apresenta características normais, não sendo perceptível que é imprópria ao consumo

Em primeiro lugar, observa-se que existirem essas substâncias químicas e radioativas na água da torneira que consumimos, tornou-se normal até certo ponto. São agrotóxicos e demais resíduos industriais que chegam aos rios e represas. Isso acaba fazendo parte do nosso dia a dia.

O risco para a saúde varia conforme a categoria de substância ingerida e do período em que isso ocorreu.

Quais os riscos de consumir água contaminada?

Existe um nível aceito no Brasil de substâncias químicas presentes, mesmo em água tratada. Sendo assim, quem consome a água da torneira, inevitavelmente está ingerindo essas substâncias.

Alguns especialistas defendem não haver risco para a saúde, quando estes elementos estão no nível aceito. Porém, o Brasil apresenta permissão para doses mais altas que as aceitas na União Europeia, por exemplo.

Substâncias tóxicas podem ter efeitos silenciosos no organismo. Quando os sintomas surgem, já se apresentam como uma doença grave ou incurável.

Assim, o consumo dessas substâncias químicas e radioativas a longo prazo, traz sérios danos à saúde. Alguns dos riscos são, insuficiência renal ou hepática, problemas neurológicos e câncer.

Além disso, o DNA de quem consome essas substâncias modifica-se, e a condição de propensão ao câncer passa para a próxima geração.

Desse modo, a água contaminada com estas substâncias químicas tem um modo de ação no organismo diferente de uma água contaminada por bactérias. Pois, na contaminação bacteriana pode acontecer dor abdominal e diarreia, enquanto na situação analisada, não existem sintomas imediatos.

Quais cidades tiveram a água da torneira contaminada?

Para este levantamento verificaram-se dados resultantes de testes feitos pelas empresas ou órgãos de abastecimento de água.

Fonte: Repórter Brasil – Dados SISAGUA/Ministério da Saúde (2018 a 2020)

Você pode consultar as informações relativas aos testes acessando o Mapa da Água presente no site da organização que realizou o estudo.

Filtrando ou fervendo a água da torneira, estarei seguro?

Infelizmente, os filtros e a fervura não conseguem remover as substâncias tóxicas presentes na água da torneira. Do mesmo modo que o tratamento realizado pela companhia de abastecimento de água, não é totalmente eficiente.

Utilizam-se produtos como o cloro, para eliminar microrganismos durante o tratamento da água. Após tratada, realizam-se os testes para verificar se a mesma é própria para consumo. Depois do tratamento é que se realizam os testes.

Algumas das substâncias encontradas, têm potencial cancerígeno como é o caso do nitrato, considerado “provavelmente cancerígeno” pela OMS. Esta substância ficou em terceira colocação por ser uma das substâncias mais presentes nos testes. É utilizado em conservantes de alimentos, na produção de fertilizantes, em medicamentos e explosivos.

Tratamento da água gera substâncias cancerígenas

Existe um risco contraditório sobre o tratamento da água. Pois, o que serve para eliminar microrganismos, tornando a água potável, causa os chamados “subprodutos da desinfecção”. Isso ocorre quando o cloro entra em contato com agrotóxicos, esgoto e algas, por exemplo.

As substâncias geradas durante o processo de tratamento da água, são cancerígenas. Sendo assim, de um lado controlam-se agentes biológicos, de outro criam-se outros agentes nocivos à vida.

Mesmo que dentro do considerado aceitável, as substâncias tóxicas encontradas na água prejudicam lentamente quem as consome. O risco torna-se maior para quem consome constantemente, durante anos estes elementos nocivos.

Ainda mais preocupante, é a situação das pessoas que ingeriram esta água contaminada durante três anos consecutivos. Contudo, a descoberta desses dados não é garantia de que as contaminações passarão para um nível considerado aceitável. Bem como não é possível afirmar que a população saberá a qualidade da água que está sendo disponibilizada para consumo.

Como saber se a água está contaminada?

Primeiramente, conforme já mencionado, a água da torneira sempre estará contaminada. Mas existe uma faixa considerada aceitável para tal. Porém, alguns especialistas salientam que existirá sempre o risco, mesmo que nos níveis ditos normais.

São Paulo está entre as cidades que mais testam a qualidade da água. Porém, existe problema de transparência com os dados coletados. Nem mesmo os fiscais têm acesso aos dados.

Conforme a portaria sobre a potabilidade da água, as companhias de abastecimento de água precisam manter a transparência. Sendo assim, devem informar à população sempre que houver algo fora do normal.

Porém, a Sabesp, que realiza o abastecimento de água para mais de 370 municípios paulistas, divulga apenas os chamados “parâmetros básicos”. Sendo assim, constam apenas informações como coliformes fecais, cor e turbidez.

Como evitar a contaminação?

Ao consumir água de torneira, não há nada que possa ser feito para evitar a contaminação. Visto que nem os filtros e a fervura eliminam o problema.

A única solução para não ingerir estes elementos tóxicos e radioativos, é construindo o hábito de beber água mineral de boa qualidade.

A água mineral, além de ser a mais indicada por não apresentar contaminações, auxilia no melhor funcionamento do organismo.

Quando a água contaminada chega ao organismo, este precisa trabalhar em sua própria defesa. Os rins eliminam substâncias nocivas do sangue. Por este motivo, a contaminação os afeta diretamente, o que ao longo do tempo pode gerar insuficiência renal.

Ao consumir água mineral de boa qualidade, o organismo apenas precisa manter suas funções normais e em níveis adequados. Isso facilita para que o corpo se mantenha em harmonia e saudável.

Outro fator importante, é verificar a procedência da água mineral que está sendo utilizada. A Araguá – Águas do Bem, possui o Selo Fiscal de Controle e Procedência.

Além disso, você pode consultar a composição da água fornecida pela Araguá clicando aqui. Comprometimento e transparência para a sua segurança e saúde.

Escolha Araguá!

Leia Mais...

Previne problemas nos rins

Previne problemas nos rins

Quanto menos água uma pessoa bebe, maiores os riscos das substâncias formadoras dos cálculos renais se unirem, formando as chamadas pedras nos rins. Estudos indicam que quem já sofreu com o problema, mas aumentou a ingestão de água, é capaz de reduzir em 60% o desenvolvimento de novos cálculos nos rins. “A água também ajuda a hidratar as fezes e eliminar toxinas através da urina”, diz a nutricionista Gabriela Maia.

Leia Mais...

Ajuda a emagrecer

Ajuda a emagrecer

De acordo com a nutricionista funcional Gabriela Maia, a água é essencial no processo de emagrecimento. “O consumo regular e diário ajuda na eliminação de toxinas através da urina e das fezes, permitindo que o organismo equilibre suas funções. Além disso, o organismo pode confundir fome com sede. Quando sentir aquela ” fominha” no meio da tarde, beba um copo de água antes de comer, assim você se sentirá saciada por mais tempo”, diz a nutricionista.

Leia Mais...

Mantém pele, unhas e cabelos bonitos

Mantém pele, unhas e cabelos bonitos

A médica ortomolecular Lila Valente, da Clínic Med, explica que todos os órgãos sofrem com a perda de líquido corporal. “A pele é o primeiro a sentir os efeitos da falta de água no organismo. Avaliando suas características podemos perceber se a pessoa bebe água regularmente, já que casos de desidratação leve já podem provocar a diminuição do tônus, textura e elasticidade da pele”, diz a médica.

Leia Mais...

Evita inchaço e retenção de líquidos

Evita inchaço e retenção de líquidos

Se você costuma se sentir inchada, beber água deve ser um hábito comum como escovar os dentes: “Bebendo água ao longo do dia você evita que o organismo retenha o sódio, grande responsável pelo desconforto do inchaço”, explica Gabriela Maia. Ela explica que beber os tais dois litros de água recomendados também ajuda a amenizar a celulite. Gabriela Maia também sugere as águas aromatizadas: “Antes de dormir.

Leia Mais...

Evita dores de cabeça e mau humor

Evita dores de cabeça e mau humor

Segundo Lila Valente, é preciso, sim, beber dois litros de água todos os dias. “Esquecer ou deixar de beber água no dia a dia pode provocar dores de cabeça, vômitos, náuseas, diarreias e febre”, diz a médica. Gabriela Maia explica que a desidratação leve, causada pela falta de água diária é mais comum do que imaginamos. “O simples fato de sentir sede é um indício que o organismo está com o estoque de água abaixo do recomendado e começa a entrar em estado de desidratação. Por isso, não espere sentir uma sede desesperada para beber água”, diz a nutricionista funcional.

Leia Mais...

Os benefícios de beber água em jejum

Os benefícios de beber água em jejum

Os benefícios são principalmente estimular o sistema digestório após um período longo de jejum que é feito durante a noite, melhorando assim o processo digestivo. Além disso, se a água for morna ou quente também dá uma maior sensação de estômago cheio e diminui o apetite.

Leia Mais...